usina hidrelétrica de Itaipu,usada para garantir novos meios de energia

Hidrelétrica

A energia hidrelétrica é uma fonte principal de eletricidade no Brasil, correspondendo quase a 70% da eletricidade produzida no país. Entretanto, uma quantidade de energia disponível varia de acordo com o volume dos reservatórios, por sua vez, são dependentes das chuvas. Atualmente, o Brasil tem cerca de 80 usinas em construção, de pequenas centrais hidrelétricas a usinas de grande porte.

Em termos de emissões, uma energia hidrelétrica de uma fonte de energia limpa, em comparações com combustíveis fósseis, ela afeta o meio ambiente de outras formas, tais como interferindo sem deslocamento dos peixes, afetando uma qualidade e fluxo de água e jusante, e alterando o fluxo de sedimentos nos rios.

Fatos

Os três tipos de usinas hidrelétricas convencionais são:

 

  • O mais comum, que consiste no represamento de um rio. O represamento, tipicamente um sistema utilizado em hidrelétricas de grande porte, usa uma barragem para armazenar uma água do rio em um reservatório. A água liberada do reservatório flui através de uma turbina, girando-a, uma qualificação, por sua vez, aciona um gerador para produzir eletricidade. Uma água pode ser lançada tanto para atender às necessidades de consumo de eletricidade como para manter uma lança constante do reservatório.

 

  • Uma instalação de desvio – às vezes chamada de fio de água – canalize uma parte de um rio através de um canal ou conducto forçado. Pode não exigir o uso de uma barragem.

 

  • Quando uma demanda por energia elétrica é baixa, uma instalação de armazenamento por bombeamento armazena energia por bombeamento de água de um reservatório inferior para um reservatório superior. Durante os períodos de alta demanda elétrica, uma água é liberada de volta para o reservatório inferior para gerar eletricidade.

 

  • Como barragens têm outros benefícios, tais como recreação, tanques de estoque / cultivo, controle de cheias, abastecimento de água e irrigação.

 

  • Estão sendo descobertas novas e inovadoras maneiras de aumentar a energia hidráulica:
  • Duas categorias emergentes de tecnologias de energia renováveis e hidrotratárias e dispositivos de energia das ondas. Essas tecnologias dispositivos para ser utilizados em córregos naturais, estuários de mares, correntes oceânicas e cursos de água construídos, bem como dispositivos projetados para capturar uma energia das ondas do mar.

energia hidreletrica2

 

Comentários

comments

Posted in Novas energias and tagged , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *